Preparação "Pasos e Uyuni 2012"


(15/11/2012)
Falta pouco! Semana que vem colocarei o pé na estrada novamente.
Os preparativos estão na reta final, o check-list está quase 100%. É claro que depois de 3 longas viagens, agora dei uma relaxada por já ter uma certa experiência. Das outras vezes, a esta altura, já estava tudo arrumado para colocar na moto. A ansiedade era bem maior.
Colocarei um resumo de tudo o que foi feito até agora:

Preparação da Moto

Esta será a primeira expedição que farei utilizando uma Big Trail (Triumph Tiger 955i), ou como estão chamando ultimamente, Maxi Trail. Para quem não entende muito de moto, este estilo é o mais apropriado para longas viagens. Entre os principais motivos estão:
 - tanque de combustível com grande capacidade;
 - suspensões de longo curso: possibilidade de vários tipos de ajustes pode rodar tranquilo em estradas de terra mal conservadas, ou estradas esburacadas, sem sentir tanto os impactos;
 - grande distância do solo: a parte debaixo da moto fica bem mais alta do que as demais, o que facilita a passagem por trechos com predas, obstáculos, sem raspar a parte debaixo do motor;
 - grande capacidade de carga: capacidade de carga é o quanto de peso extra a moto suporta sem prejudicar suspensões ou o chassi;
 - bauletos espaçosos e práticos: acomodam a bagagem de forma a facilitar o transporte e a desmontagem diária, além de serem totalmente impermeáveis;
 - pneus mistos: grande variedade de marcas e modelos de pneus que possuem boa performance no asfalto e na terra. Existe também a possibilidade de instalação de pneus mais adequados aos trechos de terra;
 - escapamento alto: como a saída do escapamento é alta, possibilita atravessar rios e riachos, comuns em várias partes da Cordilheira dos Andes, por exemplo;
 - motores de alta cilindrada: otimizados para longos percursos, bom torque em baixas rotações, força e velocidades altas que tornam a viagem mais confortável e dá segurança nas ultrapassagens;
 - acessórios de fábrica: Ex.: tomada 12v, para-brisas grandes
 - acessórios extras: grande quantidade de acessórios de diversas marcas, como protetores de motor e tanque, faróis de milha, pedaleiras de descanso, etc.

A moto




O que foi feito na moto para a viagem:

Troca de pneus: utilizarei os pneus Maxxis Presa Detour. São pneus pouco conhecidos no Brasil, mas que diversas montadoras usam na Europa. Achei o desenho do pneu mais adequado ao “on-off” road do que os da Metzeler (Tourance) ou da Michelin (Anakee).




Troca de filtro e óleo do motor: Motul semissintético 10W50 e filtro FRAN
Pastilhas de freio: inspeção, não foi necessário trocar;
Cabo de alimentação 12v: instalação de fiação diretamente da bateria da moto para conectar o GPS já que a bateria dura pouco
Transmissão secundária: apenas ajuste, limpeza e lubrificação da corrente

Mapas e GPS

Desta vez viajarei utilizando GPS. É muito útil no deslocamento dentro das cidades e para achar hotéis e pousadas sem perder muito tempo.
Comprei um da marca Garmin, modelo Nüvi 255w, devido à disponibilidade de mapas dos Projetos Tracksource (Mapa do Brasil), Proyecto Mapear (Mapas do Uruguai, Argentina e Chile) e Viajeros (Mapa da Bolívia).
Como este modelo de GPS não é impermeável, comprei um suporte com bolsa impermeável, específica para utilizar em motos nestes casos.
Fora isto, também levarei os mapas em papel para utilizar em alguma eventualidade com o GPS e por ser mais fácil visualizar as estradas de forma abrangente e fazer qualquer tipo de alteração no roteiro.



Equipamentos

Capacete

Desta vez irei com outro capacete. Depois de usar o Nexx Cafe Racer por muitos e muitos km, resolvi adquirir um capacete top de linha da Shoei. 

Pesquisei por vários modelos e resolvi novamente adquirir um modelo fechado o invés do escamoteável. Por que? Os modelos escamoteáveis são bem mais pesados e barulhentos do que os modelos fechados. A vantagem do escamoteável é não precisar tirá-lo para pedir informações, tirar fotos, etc. Mas, sinceramente, a maior parte do tempo estamos em cima da moto e rodando, ou seja, quanto mais silencioso e leve o capacete, mais conforto você terá. 

O modelo X-11 da Shoei é o top de linha. (hoje em dia já existe o X-12 que é a atualização do X-11). É um modelo racing, ou seja, foi projetado para ter aerodinâmica e proteção até em altas velocidades. O sistema de ventilação é perfeito, além de ser realmente bastante silencioso e confortável. 

É um capacete japonês, feito à mão, com fibra de carbono e testado em túnel de vento. É caro? Sim, muuuuito caro. Mas vale o investimento.


Luvas

Além da minha luva velha de guerra, comprei uma outra para usar nos dias mais frios ou de chuva, pois além de possuir uma membrana impermeável, possui tecido corta-vento e outra camada térmica. 

Triumph Acton Gloves

Bota e Calça

Utilizarei novamente a bota e a calça da marca Alpinestars que, na minha opinião, é a marca mais confiável, principalmente no quesito "impermeabilidade". 

Bota Alpinestars modelo ROAM / Calça Alpinestars modelo ST-5 Drystar



Jaqueta

Por alguns motivos a compra da jaqueta ficou para a próxima. Vou com minha jaqueta velha, desbotada e de tantas outras aventuras. Possui proteção nos ombros, cotovelos e costas. Um dia já foi impermeável...rs

Jaqueta Zebra modelo TOURING




Almofada pneumática

Isto faz uma diferença depois de 8, 10 horas pilotando. Esta almofada foi desenvolvida para pilotos de caça norte-americanos e deu tão certo que hoje em dia esta marca desenvolveu produtos para motociclismo, cadeirantes, motoristas de ônibus e pessoas que fazem atividades que exigem horas sentado. Ela possui gomos de ar que distribuem o peso e evitam os efeitos de se ficar muito tempo sentado, como dormência nas nádegas, coxas e dores na região lombar. 
Fica presa no banco da moto por tiras. 

Almofada pneumática AIRHAWK

O Roteiro


Abaixo o roteiro que desenhei para a expedição deste ano. Ao contrário das outras vezes, esta aventura terá menos dias de descanso, isto quer dizer que o objetivo não será conhecer nenhum local específico, mas rodar o máximo possível para aproveitar as paisagens da Cordilheira.

Parte 1
São Paulo / Florianópolis / Chuí / Montevideo-UR



Parte 2
Buenos Aires-AR / Cordoba-AR / Las Flores-AR


Parte 3
La Serena-CH / Fiambala-AR / Salta-AR / La Quiaca-AR / Uyuni-BO / San Pedro de Atacama-CH / SAn Antonio de los Cobre-AR / Santiago del Estero-AR / Reconquista-AR / Santo Ângelo-BR / São Paulo-BR


Documentação

Como não renovei meu passaporte, viajarei novamente com o RG. Em muitos sites e blogs já li que o passaporte facilita a entrada nos países aqui da América do Sul e blá bla blá. Mas isto não é bem assim.

Sinceramente nunca tive dificuldade passar as aduanas e imigrações apenas com o RG. Se estivesse com ele em dia, tudo bem, levaria. Mas não vale a pena gastar tempo e dinheiro correndo atrás do passaporte.

Importante: O RG deve ser o mais recente possível. O prazo máximo aceito nas fronteiras é de 10 anos desde a emissão. Mas é claro que quanto mais atual, melhor.

Carta verde: enviei os dados hoje para minha corretora e vamos ver qual o valor será cobrado pela Mapfre.

Atualização sobre carta verde:Ontem, 14/11, recebi a cotação da Mapfre e ficou em mais de R$ 180,00 para 15 dias. Trabalho em seguradora e tentei fazer por ela, mas não obtive muita facilidade e nem empenho das pessoas com quem falei em emitir a carta. Sendo assim, tive que fazer na concorrente (Porto Seguro) e ficou em R$ 140,00.

PID: a permissão internacional para dirigir ou carteira internacional de habilitação. Outro documento que não vale a pena fazer se o destino for os países do Mercosul ou países associados. Em nenhuma das vezes me pediram este documento nas outras viagens. E no próprio site do Mercosul diz que não é necessário. Ou seja, não gastei os 200 e tantos reais para renovar minha PID.

Documento da moto: tudo em dia.  

Carteira Internacional de Vacinação: para entrada na Bolívia é exigido a carteira internacional de vacinação atestando a vacina contra febre amarela. Fiz a minha em 2010 e tem validade de 10 anos. 

Como fazer pesquisar no site da secretaria de saúde quais os postos de saúde aplicam tal vacina. Depois com o comprovante da vacinação em mãos é só se dirigir até o posto de atendimento da ANVISA que existe nos aeroportos para fazer a carteira internacional de vacinação, onde constará que a vacina foi tomada. É este documento que é válido na imigração. Não adianta tomar a vacina e não fazer a carteira internacional, ou seja, aquele papel que o posto de saúde fornece não é válido como documento nas fronteiras.


(20/11/2012)

Agora tá perto, muito perto! Hoje já foi difícil dormir porque a ansiedade está cada vez maior. Tudo bem que na primeira vez que fui para o Atacama, esta ansiedade começou uns 15 dias antes da viagem, agora estou bem mais tranquilo. 

Hoje recebi uma surpresa daquelas. Acordei e olha o que estava me esperando. Um café da manhã de rei, como bota-fora de boa sorte, já que amanhã será o último dia de correria para colocar tudo na moto.



Pessoas queridas prepararam uma surpresa daquelas!
Mara, minha esposa e minha filhota: vocês são demais!

Adesivei hoje a parte do tanque de combustível onde fica a base da mala de tanque. Isto para que não risque. 

Agora (20h40) estou começando a arrumar a bagagem nos bauletos laterais e no top case. Amanhã cedo monto tudo na moto para quinta-feira sair cedo de casa. 


(21/11/2012)

É amanhã!

Agora são 13h05 e estou terminando de arrumar as bagagens. Depois é só colocar na moto:

Agora falta pouco para terminar a arrumação



14 comentários:

  1. Só acompanhando e doido para ir também . Boa viagem e continue postando

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  2. Parabens amigo, que sua viagem seja inesquecivel....abraços..

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  3. Morrendo de vontade de ir com você...rsrsr
    A preparação é algo delicioso de se viver, a viagem começa muito tempo antes, que delícia!
    Boa Viagem e vá com Deus.
    Forte Abraço!

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  4. Maravilha, algumas sugestões: leve várias barras de cereais e também uma garrafa de água, além de muito isotônicos durantes as paradas, a desidratação é grande debaixo de toda roupa(equipamento). boa sorte e viagem . abraços Braga

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  5. boa sorte... Valeu as dicas da carta de vacina.

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  6. Rogério, te desejo a melhor viagem que já fez em toda sua vida, que aproveite cada centímetro desta aventura, tire milhões de fotos e relatos diários neste blog.
    Para dar sorte vá com uma camisa do Corinthians por baixo do equipamento....sabe como é né....o Palmeiras esta com muito azar. kkkkkkkk

    Você vai passar pelo San Francisco e Águas Negras?

    Abraços

    Nairo

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  7. Camaradas, obrigado pelos comentários!

    Nairo, é isto mesmo, farei os Paso San Francisco e Água Negra! Além do Paso Sico e do Ollague.
    Abração.
    Mirarchi

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  8. Vai lá Rogério...boa aventura...ótimas fotos e depois que chegar aquela cerveja gelada para contar as histórias. Abraços...André Turko

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  9. Boa viagem. Em Florianópolis se precisar de alguma coisa estamos à disposição.
    Moraes

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  10. Boa viagem ou melhor dizer boa viagens, bons momentos, boas companhias, boas risadas,bons dias e boas noites... Que o novo se faça presente em sua vida de uma forma especial,e que teu espirito aventureiro e desbravador espante qualquer solidao.

    Abraços Treat

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  11. Depois da arrumação, finalmente o estradão !! rsrsrsrs
    Que Deus acompanhe cada minuto, cada km dessa sua nova aventura. Ficaremos aqui aguardando notícias durante, e causos e fotos depois.
    Bjs meu amigo querido!

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