(15/11/2012)
Falta pouco! Semana que vem colocarei o pé na estrada novamente.
Os preparativos estão na reta final, o check-list está quase 100%. É claro que depois de 3 longas viagens, agora dei uma relaxada por já ter uma certa experiência. Das outras vezes, a esta altura, já estava tudo arrumado para colocar na moto. A ansiedade era bem maior.
Colocarei um resumo de tudo o que foi feito até agora:
Preparação da Moto
Esta será a primeira expedição que farei utilizando uma Big Trail (Triumph Tiger 955i), ou como estão chamando ultimamente, Maxi Trail. Para quem não entende muito de moto, este estilo é o mais apropriado para longas viagens. Entre os principais motivos estão:
- tanque de combustível com grande capacidade;
- suspensões de longo curso: possibilidade de vários tipos de ajustes pode rodar tranquilo em estradas de terra mal conservadas, ou estradas esburacadas, sem sentir tanto os impactos;
- grande distância do solo: a parte debaixo da moto fica bem mais alta do que as demais, o que facilita a passagem por trechos com predas, obstáculos, sem raspar a parte debaixo do motor;
- grande capacidade de carga: capacidade de carga é o quanto de peso extra a moto suporta sem prejudicar suspensões ou o chassi;
- bauletos espaçosos e práticos: acomodam a bagagem de forma a facilitar o transporte e a desmontagem diária, além de serem totalmente impermeáveis;
- pneus mistos: grande variedade de marcas e modelos de pneus que possuem boa performance no asfalto e na terra. Existe também a possibilidade de instalação de pneus mais adequados aos trechos de terra;
- escapamento alto: como a saída do escapamento é alta, possibilita atravessar rios e riachos, comuns em várias partes da Cordilheira dos Andes, por exemplo;
- motores de alta cilindrada: otimizados para longos percursos, bom torque em baixas rotações, força e velocidades altas que tornam a viagem mais confortável e dá segurança nas ultrapassagens;
- acessórios de fábrica: Ex.: tomada 12v, para-brisas grandes
- acessórios extras: grande quantidade de acessórios de diversas marcas, como protetores de motor e tanque, faróis de milha, pedaleiras de descanso, etc.
A moto:
A moto:
O que foi feito na moto para a viagem:
Troca de pneus: utilizarei os pneus Maxxis Presa Detour. São pneus pouco conhecidos no Brasil, mas que diversas montadoras usam na Europa. Achei o desenho do pneu mais adequado ao “on-off” road do que os da Metzeler (Tourance) ou da Michelin (Anakee).
Troca de filtro e óleo do motor: Motul semissintético 10W50 e filtro FRAN
Pastilhas de freio: inspeção, não foi necessário trocar;
Cabo de alimentação 12v: instalação de fiação diretamente da bateria da moto para conectar o GPS já que a bateria dura pouco
Transmissão secundária: apenas ajuste, limpeza e lubrificação da corrente
Mapas e GPS
Desta vez viajarei utilizando GPS. É muito útil no deslocamento dentro das cidades e para achar hotéis e pousadas sem perder muito tempo.
Comprei um da marca Garmin, modelo Nüvi 255w, devido à disponibilidade de mapas dos Projetos Tracksource (Mapa do Brasil), Proyecto Mapear (Mapas do Uruguai, Argentina e Chile) e Viajeros (Mapa da Bolívia).
Como este modelo de GPS não é impermeável, comprei um suporte com bolsa impermeável, específica para utilizar em motos nestes casos.
Fora isto, também levarei os mapas em papel para utilizar em alguma eventualidade com o GPS e por ser mais fácil visualizar as estradas de forma abrangente e fazer qualquer tipo de alteração no roteiro.
Equipamentos
Capacete
Desta vez irei com outro capacete. Depois de usar o Nexx Cafe Racer por muitos e muitos km, resolvi adquirir um capacete top de linha da Shoei.
Pesquisei por vários modelos e resolvi novamente adquirir um modelo fechado o invés do escamoteável. Por que? Os modelos escamoteáveis são bem mais pesados e barulhentos do que os modelos fechados. A vantagem do escamoteável é não precisar tirá-lo para pedir informações, tirar fotos, etc. Mas, sinceramente, a maior parte do tempo estamos em cima da moto e rodando, ou seja, quanto mais silencioso e leve o capacete, mais conforto você terá.
O modelo X-11 da Shoei é o top de linha. (hoje em dia já existe o X-12 que é a atualização do X-11). É um modelo racing, ou seja, foi projetado para ter aerodinâmica e proteção até em altas velocidades. O sistema de ventilação é perfeito, além de ser realmente bastante silencioso e confortável.
É um capacete japonês, feito à mão, com fibra de carbono e testado em túnel de vento. É caro? Sim, muuuuito caro. Mas vale o investimento.
Luvas
Além da minha luva velha de guerra, comprei uma outra para usar nos dias mais frios ou de chuva, pois além de possuir uma membrana impermeável, possui tecido corta-vento e outra camada térmica.
Triumph Acton Gloves
Bota e Calça
Utilizarei novamente a bota e a calça da marca Alpinestars que, na minha opinião, é a marca mais confiável, principalmente no quesito "impermeabilidade".
Bota Alpinestars modelo ROAM / Calça Alpinestars modelo ST-5 Drystar
Desta vez irei com outro capacete. Depois de usar o Nexx Cafe Racer por muitos e muitos km, resolvi adquirir um capacete top de linha da Shoei.
Pesquisei por vários modelos e resolvi novamente adquirir um modelo fechado o invés do escamoteável. Por que? Os modelos escamoteáveis são bem mais pesados e barulhentos do que os modelos fechados. A vantagem do escamoteável é não precisar tirá-lo para pedir informações, tirar fotos, etc. Mas, sinceramente, a maior parte do tempo estamos em cima da moto e rodando, ou seja, quanto mais silencioso e leve o capacete, mais conforto você terá.
O modelo X-11 da Shoei é o top de linha. (hoje em dia já existe o X-12 que é a atualização do X-11). É um modelo racing, ou seja, foi projetado para ter aerodinâmica e proteção até em altas velocidades. O sistema de ventilação é perfeito, além de ser realmente bastante silencioso e confortável.
É um capacete japonês, feito à mão, com fibra de carbono e testado em túnel de vento. É caro? Sim, muuuuito caro. Mas vale o investimento.
Luvas
Além da minha luva velha de guerra, comprei uma outra para usar nos dias mais frios ou de chuva, pois além de possuir uma membrana impermeável, possui tecido corta-vento e outra camada térmica.
Triumph Acton Gloves
Bota e Calça
Utilizarei novamente a bota e a calça da marca Alpinestars que, na minha opinião, é a marca mais confiável, principalmente no quesito "impermeabilidade".
Bota Alpinestars modelo ROAM / Calça Alpinestars modelo ST-5 Drystar
Jaqueta
Por alguns motivos a compra da jaqueta ficou para a próxima. Vou com minha jaqueta velha, desbotada e de tantas outras aventuras. Possui proteção nos ombros, cotovelos e costas. Um dia já foi impermeável...rs
Jaqueta Zebra modelo TOURING
Almofada pneumática
Isto faz uma diferença depois de 8, 10 horas pilotando. Esta almofada foi desenvolvida para pilotos de caça norte-americanos e deu tão certo que hoje em dia esta marca desenvolveu produtos para motociclismo, cadeirantes, motoristas de ônibus e pessoas que fazem atividades que exigem horas sentado. Ela possui gomos de ar que distribuem o peso e evitam os efeitos de se ficar muito tempo sentado, como dormência nas nádegas, coxas e dores na região lombar.
Fica presa no banco da moto por tiras.
Almofada pneumática AIRHAWK
O Roteiro
Abaixo o roteiro que desenhei para a expedição deste ano. Ao contrário das outras vezes, esta aventura terá menos dias de descanso, isto quer dizer que o objetivo não será conhecer nenhum local específico, mas rodar o máximo possível para aproveitar as paisagens da Cordilheira.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 1:
São Paulo / Florianópolis / Chuí / Montevideo-UR
Buenos Aires-AR / Cordoba-AR / Las Flores-AR
La Serena-CH / Fiambala-AR / Salta-AR / La Quiaca-AR / Uyuni-BO / San Pedro de Atacama-CH / SAn Antonio de los Cobre-AR / Santiago del Estero-AR / Reconquista-AR / Santo Ângelo-BR / São Paulo-BR
Documentação
Como não renovei meu passaporte, viajarei novamente com o RG. Em muitos sites e blogs já li que o passaporte facilita a entrada nos países aqui da América do Sul e blá bla blá. Mas isto não é bem assim.
Sinceramente nunca tive dificuldade passar as aduanas e imigrações apenas com o RG. Se estivesse com ele em dia, tudo bem, levaria. Mas não vale a pena gastar tempo e dinheiro correndo atrás do passaporte.
Importante: O RG deve ser o mais recente possível. O prazo máximo aceito nas fronteiras é de 10 anos desde a emissão. Mas é claro que quanto mais atual, melhor.
Carta verde: enviei os dados hoje para minha corretora e vamos ver qual o valor será cobrado pela Mapfre.
Atualização sobre carta verde:Ontem, 14/11, recebi a cotação da Mapfre e ficou em mais de R$ 180,00 para 15 dias. Trabalho em seguradora e tentei fazer por ela, mas não obtive muita facilidade e nem empenho das pessoas com quem falei em emitir a carta. Sendo assim, tive que fazer na concorrente (Porto Seguro) e ficou em R$ 140,00.
PID: a permissão internacional para dirigir ou carteira internacional de habilitação. Outro documento que não vale a pena fazer se o destino for os países do Mercosul ou países associados. Em nenhuma das vezes me pediram este documento nas outras viagens. E no próprio site do Mercosul diz que não é necessário. Ou seja, não gastei os 200 e tantos reais para renovar minha PID.
Documento da moto: tudo em dia.
Carteira Internacional de Vacinação: para entrada na Bolívia é exigido a carteira internacional de vacinação atestando a vacina contra febre amarela. Fiz a minha em 2010 e tem validade de 10 anos.
Como fazer: pesquisar no site da secretaria de saúde quais os postos de saúde aplicam tal vacina. Depois com o comprovante da vacinação em mãos é só se dirigir até o posto de atendimento da ANVISA que existe nos aeroportos para fazer a carteira internacional de vacinação, onde constará que a vacina foi tomada. É este documento que é válido na imigração. Não adianta tomar a vacina e não fazer a carteira internacional, ou seja, aquele papel que o posto de saúde fornece não é válido como documento nas fronteiras.
(20/11/2012)
Agora tá perto, muito perto! Hoje já foi difícil dormir porque a ansiedade está cada vez maior. Tudo bem que na primeira vez que fui para o Atacama, esta ansiedade começou uns 15 dias antes da viagem, agora estou bem mais tranquilo.
Hoje recebi uma surpresa daquelas. Acordei e olha o que estava me esperando. Um café da manhã de rei, como bota-fora de boa sorte, já que amanhã será o último dia de correria para colocar tudo na moto.
Adesivei hoje a parte do tanque de combustível onde fica a base da mala de tanque. Isto para que não risque.
Agora (20h40) estou começando a arrumar a bagagem nos bauletos laterais e no top case. Amanhã cedo monto tudo na moto para quinta-feira sair cedo de casa.
(21/11/2012)
É amanhã!
Agora são 13h05 e estou terminando de arrumar as bagagens. Depois é só colocar na moto:
Sinceramente nunca tive dificuldade passar as aduanas e imigrações apenas com o RG. Se estivesse com ele em dia, tudo bem, levaria. Mas não vale a pena gastar tempo e dinheiro correndo atrás do passaporte.
Importante: O RG deve ser o mais recente possível. O prazo máximo aceito nas fronteiras é de 10 anos desde a emissão. Mas é claro que quanto mais atual, melhor.
Carta verde: enviei os dados hoje para minha corretora e vamos ver qual o valor será cobrado pela Mapfre.
Atualização sobre carta verde:Ontem, 14/11, recebi a cotação da Mapfre e ficou em mais de R$ 180,00 para 15 dias. Trabalho em seguradora e tentei fazer por ela, mas não obtive muita facilidade e nem empenho das pessoas com quem falei em emitir a carta. Sendo assim, tive que fazer na concorrente (Porto Seguro) e ficou em R$ 140,00.
PID: a permissão internacional para dirigir ou carteira internacional de habilitação. Outro documento que não vale a pena fazer se o destino for os países do Mercosul ou países associados. Em nenhuma das vezes me pediram este documento nas outras viagens. E no próprio site do Mercosul diz que não é necessário. Ou seja, não gastei os 200 e tantos reais para renovar minha PID.
Documento da moto: tudo em dia.
Carteira Internacional de Vacinação: para entrada na Bolívia é exigido a carteira internacional de vacinação atestando a vacina contra febre amarela. Fiz a minha em 2010 e tem validade de 10 anos.
Como fazer: pesquisar no site da secretaria de saúde quais os postos de saúde aplicam tal vacina. Depois com o comprovante da vacinação em mãos é só se dirigir até o posto de atendimento da ANVISA que existe nos aeroportos para fazer a carteira internacional de vacinação, onde constará que a vacina foi tomada. É este documento que é válido na imigração. Não adianta tomar a vacina e não fazer a carteira internacional, ou seja, aquele papel que o posto de saúde fornece não é válido como documento nas fronteiras.
(20/11/2012)
Agora tá perto, muito perto! Hoje já foi difícil dormir porque a ansiedade está cada vez maior. Tudo bem que na primeira vez que fui para o Atacama, esta ansiedade começou uns 15 dias antes da viagem, agora estou bem mais tranquilo.
Hoje recebi uma surpresa daquelas. Acordei e olha o que estava me esperando. Um café da manhã de rei, como bota-fora de boa sorte, já que amanhã será o último dia de correria para colocar tudo na moto.
Pessoas queridas prepararam uma surpresa daquelas!
Mara, minha esposa e minha filhota: vocês são demais!
Agora (20h40) estou começando a arrumar a bagagem nos bauletos laterais e no top case. Amanhã cedo monto tudo na moto para quinta-feira sair cedo de casa.
(21/11/2012)
É amanhã!
Agora são 13h05 e estou terminando de arrumar as bagagens. Depois é só colocar na moto:
Agora falta pouco para terminar a arrumação
Só acompanhando e doido para ir também . Boa viagem e continue postando
ResponderExcluirParabens amigo, que sua viagem seja inesquecivel....abraços..
ResponderExcluirMorrendo de vontade de ir com você...rsrsr
ResponderExcluirA preparação é algo delicioso de se viver, a viagem começa muito tempo antes, que delícia!
Boa Viagem e vá com Deus.
Forte Abraço!
Maravilha, algumas sugestões: leve várias barras de cereais e também uma garrafa de água, além de muito isotônicos durantes as paradas, a desidratação é grande debaixo de toda roupa(equipamento). boa sorte e viagem . abraços Braga
ResponderExcluirSó sucesso na viagem !!!
ResponderExcluirboa sorte... Valeu as dicas da carta de vacina.
ResponderExcluirRogério, te desejo a melhor viagem que já fez em toda sua vida, que aproveite cada centímetro desta aventura, tire milhões de fotos e relatos diários neste blog.
ResponderExcluirPara dar sorte vá com uma camisa do Corinthians por baixo do equipamento....sabe como é né....o Palmeiras esta com muito azar. kkkkkkkk
Você vai passar pelo San Francisco e Águas Negras?
Abraços
Nairo
Camaradas, obrigado pelos comentários!
ResponderExcluirNairo, é isto mesmo, farei os Paso San Francisco e Água Negra! Além do Paso Sico e do Ollague.
Abração.
Mirarchi
Vai lá Rogério...boa aventura...ótimas fotos e depois que chegar aquela cerveja gelada para contar as histórias. Abraços...André Turko
ResponderExcluirBoa viagem. Em Florianópolis se precisar de alguma coisa estamos à disposição.
ResponderExcluirMoraes
Boa viagem ou melhor dizer boa viagens, bons momentos, boas companhias, boas risadas,bons dias e boas noites... Que o novo se faça presente em sua vida de uma forma especial,e que teu espirito aventureiro e desbravador espante qualquer solidao.
ResponderExcluirAbraços Treat
Depois da arrumação, finalmente o estradão !! rsrsrsrs
ResponderExcluirQue Deus acompanhe cada minuto, cada km dessa sua nova aventura. Ficaremos aqui aguardando notícias durante, e causos e fotos depois.
Bjs meu amigo querido!
Boa viagem parceiro!!
ResponderExcluirBoa viagem !!!
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