Atacama 2007

01.04.2007

BOA NOITE, pessoal!
Nem todos os copiados neste e-mail sabem, mas todos são amigos, sobre a minha viagem-aventura que farei nestas férias. Amanhã estou partindo para uma viagem que há tempos sonho....Atravessar o Deseto do Atacama, no Chile, e sair no Oceano Pacífico, passando por várias cidades e vendo paisagens que poucas pessoas já viram.
Atravessarei a Cordilheira dos Andes, chegando a 5.000m de altitude, onde o ar é rarefeito, e dar três passos é como andar 10km.Falta oxigênio nestes lugares. Passarei por quatro salares (desertos de sal, onde não existem nenhum tipo de vida, a não ser quem está passando por lá).  
Visitarei vulcões, gêiseres, salares e o deserto mais alto e mais árido do planeta. além dos picos mais altos do mundo, na cordilheira dos Andes. O Deserto do Atacama é um dos melhores lugares para se observar o céu, pela baixa umidade do ar (melhor visibilidade) e pela altitude. Lá existem alguns observatórios da NASA.
Enviarei notícias sempre que possivel, para descrever o dia, as paisagens, os povos locais, eventuais imprevistos, e tudo o que for interessante.
Muitos me perguntaram se sou louco por ir a lugares deste tipo, mas acho que um pouco de loucura nos mantém lúcidos. Vivos.
Muito obrigado a todos que me desejaram boa sorte, boa viagem!
Meu objetivo é conhecer lugares feitos com muito cuidado e esculpidos há milhões de anos, onde somente algumas pessoas tem curiosidade e o privilégio de conhecer.
Aliás, falando sobre loucura, loucos são os que passam pela vida e vivem a famosa "vidinha mais ou menos", com medos e receios de sair do lugar comum.
Viver, para mim, é ter histórias pra contar, conhecer outros lugares, fora do comum, outras culturas, outras pessoas, outros lugares.
Amanhã partirei para uma viagem que, além de uma viagem de férias, é a realização de um sonho.
Durante quase 8.500km estarei fazendo o que mais gosto na minha vida: conhendo novos lugares, novas pessoas e VIAJANDO DE MOTO!
No arquivo está o roteiro que pretendo fazer, com os lugares onde devo parar para descansar e conhecer.
É isto aí! Let's ride!

Abraço carinhoso a todos os amigos e pessoas queridas; mandarei notícias sempre que possível.
Para a maioria, assim que estiverem lendo este e-mail no trabalho, estarei andando de moto por aí!...rs....
Até a volta!
Rogerio

 


02.04.2007

Calor..MUITO calor!! 
Desde às 5h da manhã na estrada...resolvi esticar um pouco o dia de hoje, passei por Campo Mourão (programado no roteiro) e só parei em Cascavel. Ao todo foram quase 900km.
Assim amanhã rodarei pouco, uns 140km...em uma hora e meia tô em Foz.
Peguei estradas boas e praticamente vazias, o que fez render bastante. Mas depois do meio-dia o calor castigou. A cada 200km, em média, fiz uma parada pra tomar água (foram 2l) e gatorade (1,5l). Dei sorte, peguei um hotel legal, e barato, o que é o melhor de tudo.
Estou em um cyber aqui no centro da cidade.
A moto está ótima, fez uma média de 20 km/litro, isto andando a 120km/h, limite da estrada.
Fatos do dia: desviar de buracos na estrada é comum, mas nunca tive que desviar de tanto pássaro como hoje!! Um quase foi pro espaço, chegou a bater de leve no para-brisa da moto..ainda bem que só encostou porque o danado era grande. A outra coisa nojenta é que minha moto nunca ficou com tanta borboleta grudada nela.....odeio este bicho.....rs
Bom, a partir de quarta as histórias começarão a ficar legais, pq já estarei na Argentina!
É isto aí! Cuidem-se e obrigado pelos e-mails....só não respondi pq foram muitos e o tempo aqui no cyber é curto.
Ah, caso respondam aos e-mails, não cliquem em "responder a todos", senão todo mundo recebe.
Valeu e até mais!
Abraços
Rogerio




03.04.2007

BOA NOITE amigos!
Já que recebi vários e-mails dizendo que estão gostando dos relatos, estou aqui de novo.
Hoje estou em Foz do Iguaçu. A viagem de Cascavel pra cá foi tranquila, sem muito calor, foram apenas 140 km. Nem deu pra esquentar o motor da moto direito..rs
Mais uma vez consegui um hotel legal  barato, próximo a fronteira com a Argentina. Bom que amanhã cedo não perco tempo para atravessar e começar "de verdade" a viagem rumo ao Deserto do Atacama.
Nossa,  ontem por apenas R$ 11,00 comi um verdadeiro banquete. Arroz, tutu de feijão, filé grelhado, salada, banana a milanesa, dois tipo de maionese, refrigerante, etc. É só sair de SP que as coisas ficam BEM mais baratas.
Cheguei em Foz por volta das 10h30. Pisei no hotel e caiu o mundo. Mas foi só parar de chover que o calor voltou. Aqui faz muito calor. Estava agora a pouco tomando uma cerveja (a primeira das férias!!) e conversando com um cara daqui de Foz e ele me disse que a temperatura chega fácil aos 40ºC aqui! E o engraçado é que isto não é divulgado, mas aqui faz um calor absurdo!
Fui conhecer as Cataratas. Espetacular! o curioso é que só tem gringo por lá. Não encontrei nenhum brasileiro durante o tempo todo que estive no Parque Nacional das Cataratas. Aliás, poderia facilmente chamar Parque Nacional das Borboletas. Ô lugar pra ter este bicho. Tá louco!..rs
Fato do dia: passei por um acampamento gigante do MST, perto de Foz. Eles podem ser "sem terra", mas não são "sem-carro", "sem-moto", "sem-gado", etc.
Este movimento é meio estranho viu....
Amanhã cedo entro no Argentino e, se Deus quiser, irei até Corrientes. Daí começa uma reta daquelas até a Cordilheira dos Andes. Passarei pelo Pampa de lo Infierno. Imagina o calor que faz neste lugar. Bom, vamos lá...
Já rodei 1/8 da viagem (1.045 km). Faltam APENAS 7.300km....tô quase...rs
Ah, no primeiro e-mail que mandei não coloquei "cópia oculta" e tem gente mandando correntes, pedido de emprego, etc para a lista. Please, não façam isto. É muito chato isto vai.
Amanhã começa a viagem de verdade. Daí as histórias ficarão mais legais.
Bom, deixa eu ir para o quarto pq hj é a final do BBB....rs....mentira, é que tem cerveja no frigobar...rs
É isto aí pessoal. Amanhã estarei na terra do tango.
Outra coisa, um monte de gente me mandou e-mail perguntando se não é difícil ficar várias horas sentado na moto. digo que não é fácil. Hoje procurei uma almofada..rs, mas não encontrei....tô com saudade do banco da Shadow. O banco da minha Harley judia um pouco...mas vamos lá...
É isto aí!
Grande abraço, obrigado pelos e-mails e está cada vez melhor a viagem. Se tiverem a oportunidade façam algo deste tipo. Parece loucura, mas é bom demais.
Como diria o macaco Zequinha: "GO SPEED".
Abraços,
Rogerio "Palmeiras, o 1º campeão mundial da história" Mirarchi.



04.04.2007

Buenas noches!! Estoy en Argentina!
Fala pessoal, cheguei em  Corrientes! Acordei cedo de novo e a passagem na Aduana foi tranquila. Em vinte minutos já estava nas Rutas da Argentina.
Não tive problemas com a famosa Policia Caminera,alias ate agora todos foram muitos gente boa passando as informações que pedi.
No primeiro posto de gasolina que parei o frentista disseque não poderia vender gasolina para mim,pois aqui a gasolina para estrangeiro è mais cara e eles não tinham a bomba especifica.
Por falar em “especificos” olha a historia de hj. Parei em um dos postos para abastecer e perguntei para o cara:
-           Aceita Martercard?
-           No, somente especificos.
-           Aceita o que?!
-           Especificos.
-           Puts, não tenho isto não.
-           Pesos senor, específicos são pesos.
-           Ah ta, vou pegar, perai.....
Só que eu escondi tão bem escondido o dinheiro que levei mais de uma hora procurando, sem exagrero.Desmontei a bagagem toda, pq tinha escondido os dólares e os pesos.....qdo ja estava quase desistindo e pedindo para lavar o posto pq achei que tinha perdido os pesos, achei.....estava na carteira.....bom,acontece....rs
Depois da cidade de Posadas, a caminho de Corrientes, a paisagem já começa a mudar...è uma planície enorme, ou seja, dá-lhe retas....gigantes..intermináveis....muito grandes......
E a terra para estes lados é muito vermelha, minha moto esta uma nojeira  só de suja e minha roupa também.
Amanha chego nos pés da Cordilheira e estarei bem perto do Deserto Do Atacama!!!
Desculpe a acentuação, mas este teclado daqui è esquisito demais.....
Para quem mandou email perguntando, estou em viagem solo sim! Eu e minha moto!
Hoje rodei uns 600km, sabem qtos buracos eu vi? NENHUM! Igual no Brasil.....engraçado, as escolas para ca não tem nomes..nas placas tem Escuela 250, Escuela 54, etc
Bom, preciso arrumar o para-brisa moto...lembra daquele passaro que bateu nele no primeiro dia?Pois è,fez um trincado que hj aumentou e partiu o para-brisa em dois...mata tudo tranquilo!
Vou beber uma “cerveza Quilmes ahora”!...hahahahah
 


05.04.2007

Que dia!...que dia…  
(internet a lenha e teclado imposible de configurar…)
Ontem a noite fui comer uma pizza, so para ver como é a pizza por aqui....preciso comentar alguma coisa?...bom,  pelo menos a Quilmes estava boa!
Sai cedo de Corrientes e peguei a Ruta 16. Entrei do lado errado e perdi um pouco de tempo até me localizar.
O dia amanheceu nublado e úmido, o que foi excelente pq as regiões por onde passei costumam ultrapassar 40ºC. Logo no começo da viagem estava uma neblina daquelas, o que durou quase uma hora, depois foi tranquilo.
Hoje meu maior receio era o calor na região do Pampa del Infierno, mas até garoa eu peguei por lá. Muito melhor, assim não cansa tanto.
Todos os postos em que paro o pessoal logo percebe que a moto é do BR e logo vem me perguntar um monte de coisas. Mas o que mais fazem é me parabenizar pelo titulo mundial do Palmeiras e pedir algo do Verdão..um chaveiro, uma bandeira…pois é, até aqui é bom ser Palmeirense…..Mas deixando os assuntos polêmicos de lado, não aguento mais falar quantas cilindradas minha moto tem. Hj eu disse para um cara que tinha 5.000cc, e ele acreditou!HAHAHAHA
Parei em Pres.Roque Saenz Pena para abastecer, tomar meu café da manha (pq o hotel que fiquei desta vez alem de caro, feio, não tinha café da manha) e continuar viagem. Depois de la acabou a festa…… As estradas perfeitas deram lugar a uma lama daquelas…agora imaginem fazer off-road com uma Harley lotada de bagagem?...fiquei  com lama até no zoio…..
Isto foi por uns 20km, depois voltou asfalto, mas em homenagem a BR 101, um buraco atrás do outro…fora as vacas, os bodes, as cabras no meio da pista… Passei pelo Pampa de Los Guanacos e nao consegui entrar no posto de tanta lama que tinha na entrada. Pensei, bom, na próxima cidade eu abasteço.
Pois é….
Tive que abrir a reserva da moto e nada de posto. Já tinha andado uns 10km (minha moto faz 45km com a reserva..descobri hj) e vi uma alma viva:
-           Amigo, tem algum posto por aqui?
-           Tem sim.
-           Esta perto?
-           Uns 50km
-           50km?!?!?!?
Preciso contar o que aconteceu? No meio de um rebanho de ovelhas a moto parou…olhei para um lado e para outro e a cena era a mesma, ou seja, nada para lá, nada para cá.
Alguém já sentiu a sensação de ficar sem gasolina em outro pais, numa estrada que nao tem nada para lugar nenhum?
Empurrei a moto por uns 500m. Vi um casal que me disse que a cidade mais próxima estava a 8 km. Se nem de tênis e short eu aguento esta distancia, quem dirá com bota, calca, jaqueta, capacete, uma moto de 250kg, bagagem… Comecou a bater o desespero….mas passou logo pq não ia adiantar nada mesmo…olhei para o lado e tinha umas 15 vacas me olhando. “Estao olhando o que?!” Hj eu entendi pq o naufrago tinha o “amigo” Wilson….rs… Também coitadas, quantos caras de capacetes parados no meio da estrada elas já tinham visto né? Eu era a atração, pelo menos para elas e para as cabras que chegaram para me olhar tbem… Um pouco mais para frente tinha um sitio, bem humilde e uma família almoçando. Quais as chances de achar gasolina num sitio deste? As mesmas de achar uma Ferrari estacionada.
Expliquei mina situação, com meu español 99% fluente, e adivinhem o que eu ouvi?
Olhei pro lado e vi uma Mobillete caindo aos pedaços e perguntei para o Rosalo (o menino dono da maquina) se tinha gasolina no tanque, nem que fosse um chiquito.
Tinha quase um litro!!!! O avo do menino pegou uma mangueira e pediu para que ele tirasse e me desse. Coitado, quase morreu engasgado pq engoliu gasolina. Mas conseguimos. A dona da casa me ofereceu uma gasosa
(refrigerante) verde! Foi o melhor refrigerante que ja bebi..estava com uma puta sede… Esta historia toda durou mais de 1 hora….fui embora com o desejo de Feliz Páscoa e uma linda viagem.
Quantas vezes vcs já precisaram de alguém conhecido que negou uma ajuda?
Uma família que mal tinha uma casa para morar e água para beber fez de tudo para me ajudar, que para eles era um estranho que nem a língua deles falava.
Ainda tem pessoas boas neste mundo…ainda bem….fiquei com a imagem de cada um deles na minha memória o dia todo…e jamais esquecerei o que eles fizeram… Bom, depois disto foi tudo tranquilo e cheguei em Salta. É uma espécie de Campos do Jordão aqui desta região. A cidade esta cheia por causa da semana santa.
Amanha é o grande dia! Cordilheira dos Andes e San Pedro do Atacama, o Oasis do deserto do Atacama.
É isto aí gente!
Só não estou respondendo os emails pq a internet esta ficando cada vez pior e mandar o email contando o di aja esta sendo um sacrifício.
Mas estou lendo todos.
Abraços
Rogerio “Carlos Gardel” Mirarchi



O Grande Dia

08.04.2007

Salta - San Pedro de Atacama

Ola pessoal!
Fiquei estes dias sem enviar o diário pq a internet aqui no deserto não é lá estas coisas...
Saì de Salta na sexta-feira de manha com chuva. Chuva fraca e um pouco de frio.
Como era sexta-feira santa,tinha uma peregrinação de Salta ate uma cidade próxima, então o transito ficou fechado por algumas horas, o que atrasou o começo da viagem.

Sai rumo a Pumamarca, passando por San Salvador de Jujuy. Logo que se sai de Jujuy em direção a Pumamarca (cidade localizada na Pré-cordilheira). neste ponto a paisagem muda radicalmente e as primeiras cores e formas da Cordilheira se mostram. Não ha como não ficar emocionado de ver isto de perto e estar próximo da realização do sonho de atravessar o Atacama.
Fui informado por um caminhoneiro que em Pumamarca não existe posto de combustível. então tive que voltar cerca de 20 km ate outra cidade para garantir a gasolina e começar a subir os Andes.
MARAVILHOSA! Não existe outra palavra para descrever a sensação de começar a subir a cordilheira com minha moto.
È difícil descrever como è a Cordilheira dos Andes. Gigante. Linda. Mas o frio na barriga começa a aumentar a cada curva...a são muitas curvas...muitas mesmo!
As cidades nos pés da Cordilheira lembram as cidades dos filmes de velho oeste.
A cada curva uma surpresa nova, uma cor nova, uma sensação nova.
Parei na ultima cidade antes do Atacama, chamada Susquez. È o ultimo ponto de abastecimento antes de realmente encarar a altitude. Cheguei em um ponto que marcava 4.120m de altitude e so de descer da moto para tirar algumas fotos fiquei muito cansado.Mas como prometido para os amigos Palmeirenses (ta bom, já sei que o Palmeiras foi desclassificado da Copa do Brasil...acontece), tirei uma foto com a camisa do Palestra em um dos locais mais altos por onde se passa com veículos.
Depois disto é solidão total. A única coisa que se escutava qdo parava a moto para tirar fotos era minha respiração. Mais nada!
De repente um branco no horizonte me chamou a atenção. Era o primeiro Salar.
Impressionante!
Diferente! Um Deserto de sal, tão branco na sua formação que chega a doer os olhos. Entrei com a moto no meio do sal para registrar aquele momento. Nem da pra descrever.
Quando estiver em Santiago, com internet mais rápida, mandarei algumas fotos.
Depois se seguiram mais 3 salares, um mais lindo que o outro.E è estranho pensar que nada esta vivo ali a não ser eu mesmo. O medo è um companheiro constante nesta imensidão de montanhas, vulcões, lagos formados pelo degelo da cordilheira, etc.
Cheguei ao Paso de Jama (fronteira entre Argentina e Chile).4300 m!!! Um frio de fazer esquimó bater o queixo.
De repente um coreano doido pula na minha frente e alucinado diz que esta feliz por ver uma Harley naquele lugar. Ele tem uma na Coreia. Pede para tirar uma foto de recordação.
Saio da Argentina e entro em territorio chileno.
A cada km parece que estou mais sozinho ainda. Os primeiros sintomas da altitude comecam a aparecer. Dor de cabeça.
A moto começa a falhar e a gasolina acaba. Paro com dificuldade, estou ofegante pela falta de oxigênio, e tiro o galão de gasolina reserva. aì foi um sufoco sò. Levantar aquele galão sem ar pra respirar direito e abastecer a moto foi um sacrifício sem tamanho. Sempre achei que este lance de altitude fosse frescura . Mas senti na pele que não é.
A cabeça parecia que ia explodir, fiquei com tontura, enjoo, fraqueza..parecia uma ressaca daquelas.
Não tive forcas para amarrar novamente o galão. Como não precisarei mais de gasolina reserva, tive que deixa-lo no meio do deserto.
Começo a descer um pouco e quando  avistei San Pedro comecei a gritar que nem louco dentro do capacete, socava o ar, gritava mais...os olhos encheram de lagrimas de saber que estava a apenas alguns km da realização do meu sonho e depois de tantos riscos e dificuldades, estava perto de conseguir!!
CONSEGUI!!!! CONSEGUI!!! CONSEGUI!!!!!
Finalmente, estou no Deserto do Atacama. Um lugar Fantastico! Peculiar!
Demais!
Na entrada da cidade fica a aduana chilena e para minha surpresa estão 4 motos do Brasil.
Um gaucho que veio sozinho e uma família inteira de moto (pai, mãe, dois filhos, tio e tia).O pai è deficiente visual e viaja na garupa da esposa. Ela aprendeu a pilotar motos com 52 anos.E já rodaram quase toda a America do sul. Demais! O melhor è que são todos muito simpáticos e amistosos. Logo fiz amizade e estamos juntos aqui no Atacama.
No dia seguinte fui com o gaucho visitar o Vale de la luna. Um lugar diferente de tudo o que já vi. O próprio nome já diz com que se parece. Depois conto mais detalhes.
Hoje fomos aos gêiseres Del Tatio (Tatio è um dos maiores vulcões desta região) e depois as Termas deste vulcão. Piscinas naturais aquecidas pelo vulcão....um paraíso de água no meio do deserto mais árido do planeta.
A cidade de San Pedro è outra coisa que não da pra descrever. È diferente demais...afinal, esta num dos lugares onde a vida mais luta pra sobreviver...
Bom, a internet aqui è péssima, como era de se esperar, depois mando mais detalhes.
Mas consegui realizar um sonho e estou feliz como nunca estive. Náo foi facil chegar ate aqui e todo o esforço, e ate sacrifícios em algums momentos,valeram a pena.
O importante è que não desisti mesmo nos momentos em que parecia que tudo estava andando contra. CONSEGUI!!! CONSEGUI!!! CONSEGUI!!!!
È isto aì!! Amanha parto rumo a Antofagasta para tirar a famosa foto na escultura "Mao do Deserto" . Depois começo a descer a Rodovia Panamericana ate Santiago.
Obrigado novamente pelos emails mandando energia positiva, desejando sorte e que me fizeram acreditar a cada minuto que conseguiria alcançar este objetivo, que para alguns è meio maluco, mas que pra mim era muito mais que um sonho. O que estou vendo por aqui esta me fazendo renovar as forcas para continuar a sonhar e realizar o que sonho.
VALEU!!
Abraços diretos do deserto!
Rogerio.



09.04.2007

Quero começar hoje agradecendo demais as mensagens que recebi depois do ultimo boletim! È muito bom saber que todos ficaram felizes por esta minha conquista e sentiram um pouco da emoção pelo email.
Ah, esqueci de comentar ontem, nos gêiseres do Vulcao El Tatio, quando cheguei estava um pouquinho frio:  7ºC abaixo de zero!!!!!!!
Em San Pedro de Atacama a maioria dos bares e restaurantes não tem teto! Não chove por lá`, então nem tem pq mesmo.
Passei por um povoado que cria Lhamas e fica a 4.300m de altitude. A população è de 40 pessoas, mas no inverno cai para 2 ou 3 pois a temperatura atinge 30ºC abaixo de zero!!! Cheguei là e tinha um cara fazendo churrasco...comi um espetinho de carne de Lhama! POr là è tão normal como pra nos è comer carne de boi...mas è uma carne dura, não gostei muito nao...
Sai hoje cedo de San Pedro. O Gilson (cara que conheci lá, que foi sozinho de moto também, do Rio Grande do Sul) sai também, mas em direção a Machu Picchu.
Tinha intenção de ir ate Antofagasta, 320 km de San Pedro, mas acabei que empolgando e rodei mais 400km, totalizando só hj, 720.
Connheci a famosa escultura Mano del Desierto, parada “obrigatória” para fotos por quem faz esta aventura.
Cheguei agora a pouco em Chanaral, cidade pequena que fica espremida entre a Cordilheira e o Oceano Pacifico. Cheguei com um por do sol daqueles. A pousada fique de frente para o Pacifico..chato viu...Amanha pretendo rodar mais uns 700km e chegar bem perto de Santiago. Em Santiago deixarei a moto na Harley-Davidson para trocar o óleo e dar um lavada. Coitada, está imunda. Também, o que fiz de off-road com ela..ate rio eu atravessei!!! Valente e companheira.
Estou mandando 3 fotinhos hoje. Amanha mandarei outras. Tem uma no meio do salar (olha onde eu meti minha Harley!), uma na fronteira da Argentina e outra nos Gêiseres del Tatio. Ao todo já tirei umas 800 fotos...
Uma coisa que me chamou  a atenção hoje qdo rodava pela Ruta 5, aqui no Chile, è a quantidade de pessoas enterradas na beira da estrada. A cada 5, 10km tem uma sepultura....sinistro...esta rodovia cruza o nada,passando por lugar nenhum....è um deserto sò!
È isto aì, já rodei 4.000km, completados hoje, ou seja, amanha jà ultrapassarei a metade da viagem que tem previsto 8400km.
Valeu pessoal e amanha tem mais!
Abracos!
Ah, pessoal do Motoclube, tem adesivo do Xingus em tudo que è lugar por aqui agora! Ate no deserto!
Rogerio




10.04.2007

Buenas Noches!
Hoje sai por volta das 10h de Chanaral na direção sul do Chile. Se desse chegaria ate Santiago hoje, mas eram quase 1.000 km e estava cansado dos últimos dias. Então rodei 520 km e parei agora a pouco em La Serena, cidade litorânea distante quase 500 km de Santiago.

O começo da viagem de hoje foi demais. A estrada (Ruta 5) vai margeando varias praias o pacifico e o asfalto perfeito faz com que não exista problema em olhar as paisagens e pilotar a moto, sem se preocupar em desviar de buracos (coisa que quem anda de moto no Brasil sabe muito bem do que estou falando).
As praias por este lado do Chile são bem diferentes das nossas praias. Não tem muita faixa de areia, alias umas nem tem areia, somente pedras. Mas são muito bonitas. O vento que sopra por aqui é bastante frio.
As cidades pelo caminho são pequenas e a maioria das casas fica bem próximas ao mar, e todas bem coloridas e de madeira. Rodar por esta rodovia, quase sem movimento, asfalto perfeito, ouvindo Red Hot Chili Peppers no mp3 é uma coisa que recomendo pra todos. Terapia pura!
Uma coisa que percebi por aqui é que nenhum motorista ultrapassa a velocidade máxima permitida nas estradas. Ah, sò um: eu!...rs...mas não dá, umas retas gigantes com um asfalto que parece tapete e a velocidade é de 100km/h...parece que vc está andando a 50km/h....estou andando na média de 120km/h, ou seja, acima da velocidade permitida, mas nada de exagerado.
A gasolina aqui é bem mais cara que na Argentina, quase o mesmo preço que no Brasil. Mas a gasolina daqui e da Argetina não vem misturada com tranqueiras igual a nossa!
Outra coisa diferente nos postos aqui e na Argetina é que não permitem abastecer a moto com você em cima dela. É preciso colocar o descanso lateral e sair da moto.
O legal deste pedaço que andei hoje é que a estrada fica entre as montanhas e a praia. Uma cidade que achei muito bonita no caminho é Copiapó, cidade que ficaria hoje, mas como ontem adiantei o percurso, passei por ela e parei aqui em La Serena.
Estou no centro da cidade, e tem um lugar aqui bem parecido com a 25 de Março..tranqueiras pra todo lado, os shoppings "ching-ling" e um monte de "gente bonita". Fiz uma aposta comigo mesmo: se achar alguém com mais de 1,70m me pago uma cerveja. Acho que vou dormir sem tomar uma hoje! Melhor, amanha quero sair bem cedo.
Ah, antes que eu esqueça: Valeu pelo blog Vitao!!!To mandando a foto do Palestra em sua homenagem! E Ju, valeu pela ajuda hoje de manha com o Itau! Obrigadao amiguinha!

As fotos de hoje:

- familia do garoto Rosalo (salvaçao no meio do nada!)

- Gianecchini Chileno (a beleza do homem chileno a 4.500m de altitude)

- Vulcao Licancabur (o maior da regiao de San Pedro)

- chegada nas Cataratas do Iguacu (começo da viagem)

- estrada cortando um dos desertos de sal

- Palmeiras, o maior de todos (pra vc Vitao!!)

- chegada em San Pedro de Atacama (sonho realizado).

Hoje eu vi uma Lhama perdida no caminho. Um chiquito de cultura:
- Na região alta dos Andes os animais mais conhecidos são as Lhamas e as Vicunhas. As Lhamas tem um porte maior e são mais peludas que as Vicunhas.
Estas são selvagens e, portanto, não existem criações como as "fazendas" de Lhama. As vicunhas somente são encontradas acima dos 4.000m de altitude, ja as lhamas podem ser vistas a altitudes menores, como a que vi hoje, perdidona coitada....
Ah, o para-brisa quebrou de vez a agora estou sem...
Por hoje é só pessoal!
Amanha direto de Santiago.
Abraços....se cuidem!
Rogerio



11.04.2007

Pretendia sair de La Serena o mais cedo possível,  lá pelas 6h mas acabei perdendo a hora e acordei as 8h!...bom, agora era tomar o café da manha, que por aqui se resume em pão de forma com manteiga, café com leite e suco.
Comecei a viagem com tempo bom, sol, céu limpo e vento...MUITO vento!! Nunca tinha ventos tao fortes, alem de gelados. Mas a paisagem compensou. Durante grande parte do caminho e hoje passei por praias maravilhosas, desertas e com ondas enormes. O azul do mar era bem escuro mas perto das pedras e da areia ficava bem claro. Mas o gênio aqui não deixou as pilhas carregando a noite e a bateria acabou antes da primeira foto. Uma pena não ter registrado as paisagens do caminho de hoje. Fica pra próxima.
Por causa do vento forte não era preciso nem frear a moto qdo preciso, apenas parar de acelerar era como apertar o freio com forca. Em alguns momentos nem o motor forte da HD conseguia vencer a resistência do vento e mesmo acelerando tudo não passava de 100km/h.
Em uma das rachadas de vento fui parar quase no acostamento. Muito forte MESMO!
O consumo de gasolina aumentou demais por causa disto e por pouco não me dou mal e fico no meio do caminho. Cheguei ao posto com pouco mais de 100 ml de gasolina no tanque. Mas deu tudo certo.
Cheguei em Santiago e estou no centro da cidade. Dei umas voltas a pé por aqui e é bem parecido com o centro de São Paulo.
Ontem passei em um bar de rock perto do hotel em La Serena. La eles servem caipirinha e usam a 51!!Sabe qto uma dose por la? 1000 pesos, mais ou menos US$2.00, ou R$4.00!!! Qdo falei que no Brasil da pra comprar uma garrafa desta porcaria e que só os bebuns tomam isto no Brasil, os caras quase se mataram!.....rs....ensinei uns palavrões pros garcons, um pedaço do hino do Palmeiras e fui para o hotel. O melhor foi os caras gritando VERDAO!...hahahaha
Amanha vou visitar a loja da Harley aqui em Santiago e ver se consigo dar um banho na coitada e trocar o óleo.
Mandarei outras fotos no próximo e-mail. Pelo tamanho dos arquivos que mandei ontem acho que varias pessoas nao receberam. Qualquer coisa acessem o blog que o Vitor fez que estará tudo por la´ tbem.
To um bagaço hoje por causa de tanto vento. Parece que fiz musculação, meus braços estão doloridos..mas a paisagem valeu a pena. Hoje deu saudade do para-brisa...tentarei comprar um novo amanha.
Hoje vou ficando por aqui. Depois da amanha vou rumo a Argentina.
Mais detalhes no boletim 9.
Ate amanha!
Abraços
Rogerio
 


12.04.2007

hahahaha...só dando risada, parece piada....acabei de ser rebocado por um caminhão de lixo!!! Mas depois conto mais detalhes..
Bom queria sair o mais cedo possível de Santiago, pois sabia que o dia seria bom, mas puxado pois o tramite nas aduanas nem sempre é rápido.
Levantei cedão, arrumei e desci para acertar o hotel. Para minha surpresa o cartão de credito não passa e eu já tinha trocado todo o dinheiro chileno (tinha um pouco pra gasolina) por peso argentino.
Estresse danado para ligar para a cental do Itaucard e resolver o problema. Mais de 1h....alias, se alguém for viajar para o exterior não contem apenas com O Itaucard, ja é a segunda vez nesta viagem que me deixa na mão e o atendimento deles, com o perdão da palavra, é uma merda!
Problema resolvido, parti rumo a Los Andes (cidade próxima a fronteira). MEU DEUS! Foram as melhores paisagens ate agora. Andava 1 km, parava pra foto. Mais um km...foto! A paisagem è demais, varios picos da Cordilheira cobertos de neve, rios formados pelo degelo desta neve, as arvores ja com as folhas amarelas por causa do outono,,,,enfim, demais, demais, demais...amanha de Buenos Aires mandareia as fotos...
AH, por falar em fotos...nota triste e que me deixou extremamente chateado. Ontem a noite fui adiantar as coisas e arrumar a bagagem, Cadê os cds com as primeiras fotos?!? Sumiram....não sei se roubaram no cyber, se a camareira pegou, se deixei cair no caminho pro hotel...sei lá...só sei que as fotos da parte antes de sair do Brasil, varias da Cordilheira, salar, etc., foi pro espaço...fiquei chateado pra caramba....a sorte è que um monte de fotos do Atacama, gêiseres, Vale de La Luna e outros lugares foram tiradas com a câmera do Gilson (aquele cara que conheci entrando em San Pedro de Atacama). Como ele estava com uma maquina digital profissional e 2 cartões de 4 GB cada um, preferi tirar com a maquina dele e qdo ele chegar de volta ao Brasil vai me mandar o cd...menos mal...mas é um saco mesmo assim..enfim, jà foi....
Bom, fui fazer o primeiro abastecimento, jà sem dinheiro chileno nenhum (agora so com uns trocados para os pedagios) e o cartao nao passou de novo!
- Como nao passou?
- Bla bla bla
- Nao entendi o que vc falou amigo!
- Bla bla bla
Pensei: puts, agora ferrou tudo, sem grana, sem cartão.....
De repente entendi o que o cara falou. Ele disse para eu ir embora sem pagar mesmo! Nem falei nada, montei na moto e sai rapidinho antes que ele mudasse de ideia ou o gerente do posto chegasse...foi a gasolina mais barata da viagem...rs
Chegaram os Caracoles! Coisa de louco esta parte da estrada, depois vcs verão as fotos. A cada 20m uma curva de 180º!! Sem exagero nenhum.
Chega e primeira aduana e eu não acho um dos papeis. A senhora, muito simpática por sinal, me ajudou a procurar e encontramos o bendito papel. La se foram 20 minutos.
Chega a segunda parte da aduana chilena.
- Que papel senhora.
- O que te deram para registrar a entrada da moto no Chile (claro que a conversa com meu espanhol "fluente" não foi tão fácil)
- Papel...papel...papel...(e a fila de carros crescendo)
- Quer que eu procure pra vc?
- Claro, por favor.
- Não achei.
- E agora senhora?
- Vc não poderá sair do Chile.
Pronto, já me veio na cabeça a cena do Rogerio virando camelo em Santiago, vendendo empanadas pq não teve como sair do Chile....
Enfim, achei o danado do papel. (la se foram 30 minutos)
Chega a aduana Argentina.Ah não, outro papel que não acho não è possível!! Falei pro cara que na entrada da Argentina pro Chile nao me deram este papel de registro da moto e o cara acreditou. (la se foram 30 minutos de novo)...enfim, consegui sair da novela das aduanas e as paisagens divinas continuaram: Parque do Aconcagua, cemitérios dos Andinistas e milhares de lugares e cidades que parecem de mentira, de tão legais que são (Uspallata è uma das mais bonitas que vi pelo caminho)
Essa foto ficou da hora
Depois de Mendonza, resolvi esticar um pouco e não parar lá, começam os retoes intermináveis e chatos e faltando 10 km para chegar em San Luiz (cidade que escolhi para parar hoje) o que acontece?!?
Acaba a gasolina de novo!
Aqui os postos não são como no Brasil e existem trechos entre eles de 150 km, ou seja, de moto, se vc bobear, fica no meio do caminho..e eu bobeei de novo....
Resultado, là vai eu pro acostamento esperando um sinal do céu pra me salvar...e o sinal foi um caminhão de lixo dirigido pelo Argentino Mario...(não me perguntem que Mario que eu respondo...) Bom, enganchamos um cabo de aço no caminhão e na moto e a 40 km percorremos os 10 km ate o posto na entrada de San Luiz....o visual desta parte da viagem foi incrivel: traseira do caminhão de lixo e o perfume que vcs devem imaginar.
Pois é, comecei com paisagens maravilhosas, dos Andes, Picos Nevados, Aconcagua e terminei o dia sendo rebocado por um caminhão de lixo.....
É por estas e por outras que estou me divertindo tanto nesta viagem...tem que levar na esportiva...
Ah, esqueci de falar do hotel...como cheguei agora a pouco e vou entrar no hotel do pra dormir, dá pra imaginar o cinco estrelas que peguei ná? Pra tomar banho tive que praticamente ficar empoleirado na pia!!....tudo bem, amanha chego em Buenos Aires, pego um hotel bacana e vou ensinar o pessoal de là como é que se dança tango!
Por hoje è só! Só?!? Tá louco, por hoje tá bom!....rs
Abraço e se cuidem!
Rogerio
obs.: fotinhos de lambuja vai...

Foto numero 64: Caracoles
Foto numero 91: Andes no retrovisor
Foto numero 79: moto limpa nos Andes

 
Tô voltando...

17.04.2007

Voltamos (eu e os boletins)
Estes últimos dias foram tranquilos, sem muitas emoções e com gasolina no tanque! Ou seja, sem a família do menino Rosalo ou o Mário do caminhão de lixo.
Recapitulando:
San Luiz - Buenos Aires
Saí cedinho de San Luiz, com tanque cheio, rumo à Buenos Aires.
Nesta região o sol demora a dar as caras, aparecendo apenas lá pelas 8h. Como sai às 6h45, peguei um bom trecho de estrada no escuro, mas logo o nascer do sol fez a paisagem se mostrar. Mas nada de muito interessante neste trecho não. Uma planície gigante, muitos pastos, algumas plantações e uma reta interminável...chata...um saco....300km (sem exagero nenhum) sem uma curvinha para dar uma graça à este trecho. E para piorar a pista é simples e com um movimento enorme de caminhões no sentido contrário. Como o vento estava contra e na diagonal, a cada caminhão que passava eu levava "um soco" do vento...mas uma porrada daquelas. E isto cansa pra burro...ô falta que o para-brisa fez de novo. Mas tudo bem.
Para percorrer os 800km até Buenos Aires levei mais de 11 horas, devido a inúmeros operários na pista recapeando vários trechos. E nestes trechos somente um lado da pista fica liberado, então formam-se filas para atravessar estes trechos.
Nesta região choveu muito durante todo o mês, o que provocou diversas inundações e em um dos pedaços alagados a água passava por cima da pista e ó um veículo de cada vez podia passar...mais demora...
A estrada, na sua maior parte até que estava com o asfalto bom, não aquela maravilha de antes, mas bom. Até chegar um bendito desvio de 30 km....e de terra!!! Lá vai novamente a Sportster Adventure encarar o off-road. Em pé nas pedaleiras traseiras, no mais puro estilo Paris-Dakar, acelador lá embaixo e vamos que vamos!!
Peguei tempo bom o caminho interinho, mesmo na chegada em Buenos Aires, nublado, com chuva, um tempo horroroso.
Vou procurar hotel. No primeiro nada de vaga. No segundo, nada.
Terceiro. No quarto (nada de quarto...rs...deculpe o trocadilho!Popeye, esta foi pra vc!) e assim se foram 7 hotéis sem vagas...arrumei um hotel de 8ª categoria, um lugar feio que mais parecia um cortiço. Mas tá valendo, foi o único mesmo.
No mais, progaminhas bem turísticos, Puerto Madero, show de tango, etc. No bar onde rolava o show de tango, cheio de gringo, claro, todos tomavam vinhos, comiam saladinha, coisa fina..Adivinhem quem era o único cidadão tomando Quilmes de litro e comendo amendoim....pois é, o importante é se divertir.
Domingo amanhaceu um dia igual ao sábado, Quer saber, vou pra estrada!

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>  

Buenos Aires - Uruguaiana (BRASIL SIL SIL SIL SIL SIL) - Domingo

Mais um trecho sem muita graça na estrada..retas e mais retas...peguei um pouco de chuva no início da viagem.
Fui parado pela polícia numa cidade chamada Entre Rios. Dois policiais pedem meus documentos.Estava tudo em ordem. O policial gorducho começa com um papo que por causa dos alagamentos a população local estava sem comida, etc, etc, etc. Primeira "contribuição" para "La Corporacion". Saí com a sensação de que contribuí com para as Quilmes daquele gordo e não com a população.
Mas fazer o que né?
Alguns KM adiante e me param de novo. Pensei: " estes manés não me pararam a viagem inteira e agora vão me encher o saco faltando pouco pra chegar no Brasil?!?"
Um dos policias pede os documentos. Como estava tudo certo ele veio como uma conversa de que eu estava acima da velocidade permitida (isto depois de conversar com o comparsa dele).
Perguntei em qual velocidade eu estava e como ele sabia se não existiam radares.
O panaca se enrolou todo e disse que eu estava a 110km/h.
Perguntei o porquê da última placa marcar 110km/h então.
- Su documiento e una buena viaje! (isto com uma cara de coxinha que deu até dó. Nem pra ser corrupto o mané tinha competência).
Vou te contar viu....mas pelo menos este ficou sem as Quilmes patrocinadas pelo brasileiro aqui.
Cheguei na fronteira no final da tarde e achei um ótimo hotel (até que enfim) por preço baixo e um café da manhã de rei! (até que enfim de novo!) Fui dar uma volta na cidade. Pequena, bem cidade de interior, o pessoal reunido na praça, etc.
A sensação de entrar novamente no Brasil, depois de ter rodado mais de 7.000km em outros países foi fantástica!Muito gostoso!
Atravessar a ponte internacional e tirar a foto embaixo da placa "Ben-vindos ao Brasil" foi inesquecível e me deu uma sensação de vitória indescritível! Tô em "casa" de novo!

Uruguaiana - Passo Fundo
Saí por volta das 9h e fui em direção à Passo Fundo, ainda no Rio Grande do Sul.
A paisagem já muda totalmente, estrada com curvas (AÊÊÊÊ!!!!!!), subidas e descidas, muito verde. Uma estrada muito bonita, mas já com o asfalto "made in Brazil". Triste como as rodovias federais são ruins. Buracos, desvios, ondulações.....vamos acordar governo federal!!!
Cheguei em Passo Fundo, cidade de interior mas maior que Uruguaiana.
Logo encontro um bom hotel (nesta região tem vários hotéis bem legais e baratos).
Uma Skol porque ninguém é de ferro e fui jantar.

Passo Fundo - Curitiba.
Mudei o roteiro um pouco por orientação de caminhoneiros que encontrei num dos postos. Conversando com eles perguntei se era melhor eu seguir para Ponta Grossa e me disseram que estava fazendo errado, por Ponta Grossa só pra quem vai para o interior de SP.
Então vim para Curitiba e vou economizar uns 100km.
Hoje completei 8.200km rodados!
Tá chegando a hora de completar o sonho e chegar em casa de novo.
O último boletim será enviado, se Deus quiser, do computador de casa.
É isto galera.
No Brasil e agora ansioso por chegar em casa, rever minha família e todos vocês que acompanharam a jornada do maluco aqui.
Um grande abraço e tô chegando. Quinta-feira! Amanhã ficarei aqui em Curitiba para dar umas voltas e descansar um pouco.
Mãe, vai esquentando a comida!Tô pertinho já!
Rogerio.
 

Cheguei!

22.04.2007

Sonho realizado! Missão cumprida....viagem concluída....várias opções para descrever o final da grande viagem de férias cortando o norte da Argentina, cruzando a Cordilheira dos Andes, parando no Deserto do Atacama, passando por Santiago, Parque do Aconcágua, Buenos Aires e retornando ao Brasil.  
O último trecho da viagem, de 400km entre Curitiba e São Paulo foi tranquila, sem surpresas ou novidades. Apenas o pneu traseiro estava muito gasto e precisei rodar em um ritmo bem mais lento que o de costume. 
 A chegada em casa foi ótima com a recepção já na garagem do prédio.
Recepção 5 estrelas com meu pai segurando uma Skol GELADA para mim!
Foram 17 dias de muita estrada, paisagens que nem sonhava que existiam e algumas lições aprendidas. Algumas sozinho, outras com a solidariedade e receptividade das pessoas por onde passei com minha moto.
Espero que todos os que receberam os e-mails tenham gostado e participado, mesmo que a distância, desta viagem que foi demais.
Uma coisa eu queria dizer para todos. Não tenham medo em sair do lugar comum e conhecer lugares e pessoas que não fazem parte do mesmo mundinho que todos já conhecem. É muito bom chegar em locais onde a natureza ainda não foi destruída, locais onde a vida é frágil e os costumes milenares.
A todos os amigos que ficaram aqui acompanhando a viagem e torcendo, muito obrigado!
Recebi muitos e-mails com incentivos, elogios pelos boletins com as histórias e as narrativas dos dias da viagem, etc. Valeu mesmo!



Agora é começar a pensar na próxima viagem/sonho/aventura, que a princípio já tenho algumas opções para pensar e decidir até o ano que vem. Ushuaia (Terra do Fogo - Patagônia), ou Machu Picchu (Peru, via Atacama e Bolívia), Route 66 (Alugando Harley nos EUA) ou sei lá pra onde...mas que seja um lugar longe, com paisagens diferentes e dificuldades para serem vencidas. Sempre de moto, claro. Sozinho ou com quem estiver interessado, tiver vontade, e disposição de encarar uma viagem longa de moto. (Vamos lá em Xingus...quero ver!)

Bom, ano que vem, se Deus quiser, tem mais boletins, com histórias engraçadas, descrição das paisagens, das pessoas, das "Famílias Rosalo", dos caminhões de lixo e o que tiver pela frente.

Esta viagem foi para realizar um sonho e sentir como pode ser bom quando decidimos fazer o que gostamos mesmo sabendo que em alguns momentos não será fácil, e teremos que contar com ajuda, sorte, força, planejamento, improviso.....e até uma dose de bom humor.

Dedico este sonho realizado a todos os amigos, pessoas queridas, minha família que mesmo com o coração na mão ficou torcendo e me apoiando o tempo todo.

E a "duas pessoas" que permitiram que eu fosse e voltasse como o

planejado: minha moto (confiável, companheira, valente e que topou qualquer parada) e a Deus, que além de ter feito lugares indescritíveis, levou e trouxe de volta este doido aqui. Obrigado por ter permitido que a viagem fosse PERFEITA!!

Valeu a todos e busquem os sonhos...eles só valem a pena quando se tornam reais!! Não desanimem e não dependam de ninguém para realizá-los. Afinal, cada um tem seu próprio sonho.

Até a próxima.

obs.: assim que todas as fotos estiverem consolidadas, disponibilizarei para todos, junto com os números da viagem (km rodados, total de combustível, quantidade de cidades visitadas, etc, etc, etc.)

Foto número 76: chegada no Brasil por Uruguaiana-RS Foto número 80: plantação de girassol (divisa de estado Santa Catarina / Paraná)

Grande Abraço,

Rogerio Mirarchi


Nenhum comentário:

Postar um comentário